17 de mar de 2013

DIY - caderno para controle de livros

Ooi gente!
Como estão? Fizeram muita coisa no domingo? Eu esto no clube dos que disseram sim, razoavelmente. Estou realmente gostando do meu ritmo de pelo menos um post por dia no fim de semana, e espero poder postar pelo menos nos dias que a Bea não posta. Falando nela, alguém viu ela por aí? Vou mantê-la na equipe, mas estou precisada de mais alguém. Se você quer postar aqui, fala aí nos comentários ou então na ask. Se eu gostar de você, você entra aqui.

Hoje eu ia trazer mais uma resenha, mas resolvi trazer um DIY, que para quem não sabe (assim como eu há um tempo atrás), significa Do it yourself, ou faça você mesmo. Acho que todo mundo já ouviu falar naqueles Moleskines, né? Moleskine é uma marca de cadernos caros que também tem alguns temas específicos, como livros, filmes, e essas coisinhas. A ideia desse post é ensinar você a transformar um caderninho velho que você tenha em um caderno para controle de livros, ou então uma "Moleskine de livros" feita por você.

Essa é a real "Moleskine" de livros. A foto é da Melina Souza.

Primeiro, tenha o caderno. O meu caderno foi prêmio da rematrícula do meu curso de inglês uns anos atrás, acho que em 2012. Eu não encontrava nenhuma utilidade para ele, então resolvi fazer isso. Se você não tem o caderno, vai da sua consciência e do seu bolso se você vai comprar um Moleskine ou então fazer esse DIY. Se você não quer gastar (existem cadernos por menos de cinco reais por aí), recomendo fazer o DIY.

A primeira transformação é a da primeira folha e do índice. Eu ainda não modifiquei minha capa, mas se você quiser personalizar a sua, temos muitos tutoriais pela internet. Quando eu personalizar a minha, vou trazer o DIY para vocês. Para modificar a primeira folha do meu caderno, eu preparei uma imagem com calendário, e para o índice, fiz uma imagem com linhas enumeradas.
Se o calendário é seu e eu não posso disponibilizar, pode falar comigo que eu retiro. Não lembro de onde peguei.
Clique nas imagens para vê-las em tamanho original. Aqui está o PSD do índice, para que você possa acrescentar mais números.
DICA: conte o número de páginas do seu caderno, e adicione o número certo de livros no índice. Exemplo: meu caderno tinha 96 páginas (48 folhas), eu usei seis folhas para a página inicial e o índice, então tenho espaço para 90 livros.
Depois que você colar as suas folhas (imprima em canson, fica melhor), pode começar a usar seu caderninho! Eu uso um padrão para escrever sobre os livros. Coloco o nome do livro e do autor na primeira linha, a data (mês) de leitura e a editora na segunda, e depois, de três em três linhas mais ou menos, a minha opinião, um breve resumo, minha citação ou parte favorita, uma foto do livro e minha nota em estrelinhas. Deixo logo abaixo as estrelinhas e fotos de como eu organizo o livro.

As primeiras duas páginas do índice, ainda estou no livro 15 (coloquei mais dois ontem)

As duas primeiras páginas do caderno. A primeira é do livro que eu resenhei anteriormente e a segunda de um livro que eu vou resenhar no futuro.


A organização das páginas, com close nas partes escritas. Dependendo do livro, aumenta ou diminui a quantidade de linhas usadas. 

As estrelinhas que eu imprimo e recorto para usar.

O caderno fica super prático e usável, é bom para lembrar dos livros que você leu caso tenha que contar a história para alguém.

Espero que tenham gostado, se alguém fizer, quero ver as fotos!

Até mais, beijinhos!

2 comentários:

  1. Amei a postagem!Mas,eu posso usar qualquer caderno?
    Se poder,eu quero fazer!!!Como eu não tenho impressora,vou deixar sem as estrelas.
    Beijos!
    Blog-sibeleekpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito do DIY! É uma boa maneira de nos lembrarmos dos livros que lemos e ajuda a escolher o nosso favorito (por causa das estrelas) se quisermos contar a alguém.

    http://sonhos-em-pastel.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler e comentar!
Deixe o link do seu blog (ou seu perfil aberto) para que eu possa retribuir. Não gosto muito de responder dúvidas via comentários, então prefiro que você mande na ask ali ao lado ->
Comentários de divulgação sem nada sobre o post não serão retribuidos. Fale pelo menos um pouquinho sobre o post, por favor.
Faça aos outros aquilo que você quer que façam para você.